Arduino Day 2018 – 12/maio/2018

No dia 12 de  maio de 2018 aconteceu o Arduino Day –  evento mundial para divulgação de projetos não apenas que utilizam a plataforma Arduino mas também um incentivo ao movimento MAKER.

Nesta edição o Usina Fab Lab participou ministrando palestras no evento do Instituto Federal do Rio Grande Do Sul e na PUCRS.
No evento da PUCRS, além das palestras, houve ainda um espaço com estandes para a exposição de projetos.

Neste vídeo você pode ver (e ouvir) o Lucas do MateHackers experimentando o projeto Guitarra Slide nº1 no estande do Usina Fab Lab.

Projetos expostos no estande do Usina Fab Lab

Guitarra LapSteel nº1: Projeto que envolve uso de ferramentas de marcenaria e de fabricação digital (impressão 3D).
O captador (do tipo single coil) foi desenhado em software CAD 3D e posteriormente produzido em uma Impressora 3D. Cada polo do captador é um único imã de neodímio alinhado com a corda correspondente.
Para enrolar a bobina de fio de cobre ao redor do corpo do captador, foi necessário construir um pequeno equipamento capaz de girar o corpo do captador em uma velocidade constante e contar o número de voltas. O captador da Guitarra LapSteel nº1 possui 9000 voltas de fio de cobre esmaltado em sua bobina.
Afinação: Sol Aberto – D G D G B D (6º para 1º corda)

Guitarra LapSteel nº2: Diferenças em relação ao projeto anterior: O captador to tipo Humbucker possui duas bobinas enroladas em sentidos opostos para que o ruído de 60Hz da rede elétrica seja anulado. Os polos magnéticos também são imãs de neodímio e estão orientados na mesma direção em ambas bobinas. A escala desta guitarra é um pouco mais curta, o que permite o uso de afinações alternativas.
Afinação: C6 – C E G A C E (6º para 1º corda)

Luminária RGB controlada por Bluetooth: Possui fitas de LED RGB endereçáveis, sendo possível variar o tom e intensidade da luz emitida – e por ser endereçável – inclusive formar desenhos.
Por possuir comunicação por Bluetooth ela pode ser controlada diretamente por um celular ou fazer parte de um sistema de controle doméstico.
Para saber mais sobre o uso em um sistema doméstico, consultar o repositório no GitHub.

Espaço de estandes:

Demonstração do projetos de grupos e instituições.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *